domingo, 23 de novembro de 2008

O Japão que mora em mim.

Acabei de ver um programa sobre Ikebana, em Kyoto, e mergulhei em memórias que fazem minha alma aquietar-se. E senti uma necessidade de escrever sobre isso.


O Japão que mora em mim... é um Japão difícil de colocar em palavras. Porque palavras são pouco comuns a este Japão. É o lugar das coisas não ditas, da arte e da beleza da expressão, sem o atalho fácil da fala. Lugar onde a harmonia é valor fundamental e fundante. Onde o corte da espada e o podar de uma flor obedecem aos mesmos preceitos. A casa do silêncio, das águas que correm, dos sabores sutis. Nada se impõe. A música, os sabores, o teatro, os olhares... são convites a expressão de nossos valores, da beleza que todo ser humano carrega consigo. Japão frágil, que desperta e convida para um novo olhar. Um olhar de convívio, de paz, de entendimento. Onde as pessoas não sabem dizer não, pois perguntas que nos obrigam a dizer não, não deveriam ser feitas. Onde as pessoas sabem que, mesmo nas coisas mais simples, existe um Deus a ser reverenciado. Onde o mais singelo dos papéis é dobrado como se fosse uma jóia. Nada sendo feito com desleixo, nada sendo feito sem uma alma e um coração dedicados. Onde cada pessoa é insubstituível, como são insubstituíveis todos aqueles que me mostraram essa ilha escondida, e que se despediram de mim com lágrimas nos olhos. Japão meu, que olha seu Fuji ao longe, nos olhos enrrugados, pela janela de um trem. Japão sem fim, no sorriso curioso da criança que acaba de ganhar algodão doce, e corre ajeitando seu pequeno yukata, e leva meu coraçao embora pra nunca mais devolver. Ela ainda o tem. Ele ainda mora em algum lugar nos arredores de Tóquio.

O mais estranho é que esse não é o Japão de todo mundo. É preciso aquietar para que esse lugar lindo saia por entre os infinitos letreiros luminosos. Sem o silêncio o Japão é só um lugar estranho.

5 comentários:

Mari disse...

lindo texto Lu!!!
Me deu ainda mais vontade de conhecer a terra do sol nascente!!!
No dia que eu for, pego contigo as coordanadas dos lugares que visitasse, pois é justamente esse Japão que eu queria conhecer!!!
bjuuus Luu!!!

Ila disse...

Lindo!
E o melhor de tudo é saber que foi esse Japão que conseguiste me mostrar. Não sei se cheguei a fazer parte dele, mas sei que ele (e tu) fazem muito parte de mim.

Obrigada! Por tudo o que fui (e que sou) desde que entraste na minha vida.

Beijos...

Graziela Esteves disse...

Tb amo o Japão e sua cultura, mesmo sem nunca o ter conhecido... Acho que entendo o "teu" Japão. Bjo meu querido amigo!

bibi move disse...

e eu estou ainda pra te emprestar aquele livro maravilhosinho do bernardo carvalho, o sol se põe em são paulo.

Anônimo disse...

So quem viveu e respirou aquele lugar consegue entender sua poesia. O Japao hoje faz parte de nossa alma, nao da mais para separar...morro de saudade!! Sei que um dia vamos voltar.
Beijos