quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

País do 171

Quando um brasileiro vem morar no exterior é que ele se defronta com a ausência de consciência coletiva sua e de seus conterrâneos. Enquanto explico para os recém-chegados o que pode e o que não pode na coletividade canadense, o que mais escuto é:
- Não pode? Mas ninguém vai ficar sabendo!
ou ainda:
- Ah, mas não tem como controlar!
ou pior:
- Ah, os outros que se ferrem!

E isso vindo de brasileiros educados, que tiveram muitos anos de estudo e que, se não aprenderam em casa, deviam ter aprendido na escola que o bem coletivo deve ser defendido por todos, sem a necessidade do controle ostensivo do estado. É uma pena. Não jogar neve na rua nem no terreno do vizinho, tirar a neve de TODO o seu carro para não voar neve no carro que vem atrás, pagar os impostos devidos, manter os espaços públicos, não fazer barulho em ambientes religiosos, dar a preferência para os pedestres, etc., o brasileiro em geral obedece estas regras muito a contragosto.

É por isso que estaremos sempre "em desenvolvimento"...

4 comentários:

Mari disse...

eu sou minoria então! ja respeitava regras desse tipo no Brasil, mesmo que ninguém respeitasse! acho que cortesia e bom senso são sempre as melhores medidas, seja onde for...
acho que eu não sou "o brasileiro em geral" mesmo...

agora "em desenvolvimento" eterno, o mundo inteiro esta, meu caro amigo Lu! e tem povo mais "desenvolvido" e desencanado da coletividade que o americano do USA? No way man!

abraços!!!

Carlos e Fefe disse...

Infelizmente, falando de "maioria" o brasileiro nao pensa no coletivo e eh segue a tendencia de fazer as coisas "ao seu jeito" o jeitinho brasileiro. Vai dizer que agente nao eh muito mais desconfiado que as pessoas de outros paises? Por que isso? Estamos acostumados com a malandragem alheia.
Acho que agente tem ateh bastante nocao do que acontece no mundo, mais que americanos, japoneses, australianos... mas somos pessimos em seguir regras. Meu exemplo recente foi minha viagem no Japao, aconteceu um fato inedito nos transportes publicos, toda vez que eu e o Carlos chegavamos no onibus ou trem e soh tinham lugares "individuais" (lugares vazios mas nao para 2) um japones levantava e trocava de lugar pra gente poder sentar junto. Toda vez acontecia isso... algo raro no Brasil. Eles sao educados, honestos, nao jogam lixo na rua, mas nao fazem muita ideia do que esta acontecendo globalmente. Eh algo cultural. Nao se essa educacao faz parte de um pais desenvolvido, pq a China tah quase lah e eh um povo mega dificil de conviver, cheio dos trambiques e mal educacao... renderia uma monografia o relato das minhas experiencias na land downunder com os Chineses...
enfim...

Renatinha disse...

Amei o texto. E mesmo sendo tão patriota como sou, sou abrigada a concordar. Mas não desanimemos!

Mari disse...

Pois é gente, a coisa das regras é meio dificil chez nous mesmo... Mas não da para achar também que "falta de educação" (outra categoria senso comum que poderiamos parar para redefinir), é exclusividade brasileira! Aqui na França por exemplo, pais da politesse automatique me acontecia uma coisa inacreditavel quando eu estava gravida... Aquele barrigão gigante e muito raramente alguém se levantava para me ceder o lugar no ônibus ou metrô! Quando isso acontecia eram 100% das vezes mulheres que levantavam... os homens ignoravam solenemente eu e minha imensa barriga... e olha que os franceses tem acesso irrestrito à educação e à politesse! é a cultura do "je m'en fous"... totalmente presente e enraizada aqui...